REPERCUSSÃO

EDUARDO OTTONI

10/02/2022 − Prezadíssimo, agora, 23h50 deste final do dia 9/2/22. Estou extasiado, concluindo a leitura dessa obra prima, de sua autoria, sobre a fantástica obra do fotógrafo Zambotti. Você nos leva a uma glamourosa viagem no tempo, na companhia de personagens e eventos que marcaram nossa vida. Perdoe-me, mas você foi muito além do altíssimo nível intelectual em que eu o tinha, superando, em muito o que eu imaginava vir como resultado do seu estudo sobre a arte de Zambotti. Seu trabalho de pesquisa e sua deliciosa narrativa, tão delicada, tão doce, deixou-me inebriado. Obra maravilhosa!!! Amanhã vou providenciar a impressão. Falarei com você. Forte abraço, meu querido amigo. Vou "tomar uma dose" para conseguir dormir, pois estou vibrando com o que vivi nessa agradável leitura. Abraço.

Eduardo Benedito Ottoni é advogado e foi vereador, presidente da Câmara Municipal, prefeito municipal de Varginha e deputado estadual constituinte de Minas Gerais (PMDB) na 11ª legislatura (1987-1991). 

ELVIRA GOMES

11/03/2022 - Você me fez chorar! Ler uma história do estimado Zambotti é reviver as lembranças de infância e mocidade em nossa Varginha, com tantos detalhes e curiosidades, que também vi e vivi, Obrigada por me enviar essa preciosidade e ver que estou aí nessas lembranças. Você é uma enciclopédia? Como se lembra de tantos fatos e pessoas? Um cinema se passou agora em minha memória, vendo tudo o que vivi e como fui feliz!! A elegância da sua narrativa fez-me sentir dentro da sua história. Ainda vou reler muitas vezes! Parabéns, amigo, você é especial! Foi um grande presente para a Thereza e para todos nós! Beijos. (Elvira Gomes é pianista.)

Sílvio Brito é cantor, compositor, músico, apresentador de programas de Televisão.

CLÁUDIO HENRIQUE MARTINS

Marcos, li como se eu tivesse vivido e visto toda a sua narrativa. Uma parte, sim. Creio que pela primeira vez, pesquisando a história de Varginha, durante tantos anos, lendo centenas de documentos, observando e cadastrando outras centenas, que uma grande emoção tomou conta de mim. Porque escrever com a alma é para poucos. E você conseguiu fazer isso. Muito preciso e dando a narrativa o que o leitor precisa: conhecimento, história, emoções a todo momento e pertencimento a um local, uma cidade e a relação com as pessoas, o que dá sentido em viver e responde a algumas perguntas que sempre fazemos. Quem somos, de onde viemos e para onde estamos indo? Somos esse grão de areia que está por todo lugar e cidade, também essa luz que Zambotti captava. Viemos das vivências e experiências de outros e as nossas. E por fim, estamos indo em direção sempre do outro, que passa pela nossa família, amigos e outros mais que vão chegando. Sem necessidade de querer inventar a roda novamente. Parabéns por este registro.

Cláudio Henrique Martins é Produtor Executivo da Fundação Cultural de Varginha, Coordenador do Cedoc - Centro de Documentação Histórica e membro da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências. Criou e mantém o perfil cultural Varginha Antiga nas redes sociais Facebook e Instagram.

MÁRCIA DALÍA

Oi, Marquinhos (Mônica chamava você assim...) Vi a publicação, amei e já divulguei e continuarei divulgando, pois me emocionei demais com sua obra-prima. Lindo! E despertou deliciosas lembranças, meus olhos se encheram de lágrimas, por rever coisas tão boas que vivemos. Sabe, parece que passou um filme diante de meus olhos.

Márcia Dalía é Pedagoga, Professora de História e profissional aposentada da Caixa Econômica Federal.

FRANCISCO CAMPOS NETO

Elvirinha do céu (Elvira Gomes), acabei de fazer a viagem pela nossa Varginha tão querida, levado pelas mãos do Marcos Resende, guiado pelo Zambotti. Que maravilha! Me fez tão bem. Como num passe de mágica, ele nos arrebata para tempos deliciosos (não que hoje não sejam também), que esta cidade do coração nos proporcionou. Valha-me Deus, que bom reviver tantas emoções. Estou em êxtase, emocionado! Obrigado, amiga querida, por me enviar esta pérola de texto, pedaço de vida para todos nós. Um beijo.

Francisco Campos Neto é uma celebridade mundial no universo do canto lírico. Professor catedrático desta disciplina na Universidade de São Paulo USP.

© 2023 Marcos Resende
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora